top of page

O que é gestão financeira? Aprenda como a inovação pode ajudar neste processo.

A administração financeira integra uma importante parte das empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte. O papel da administração financeira é muito confundido, a sua importância vai além do que imaginamos. Vamos explicar o que é a administração financeira, seus conceitos mais importantes e como a inovação vai ajudar nesse processo.


Controle de Estoque


Controlar o estoque é o primeiro passo na administração financeira, garantindo que os produtos não faltem nem sobrem, existindo equilíbrio em relação aos demais recursos. Um bom controle de estoque se inclui na administração financeira por manter o fluxo de caixa mais dinâmico, além de programar as compras e vendas.


Definição de Custos e Preços


É importante que toda empresa saiba precificar e custear os seus serviços para que elas possam maximizar o lucro ao mesmo tempo em que conquistam uma posição sólida no mercado. A planilha deve conter os preços, distribuídos em custos fixos e variáveis, além do lucro esperado. O preço dos seus produtos deve levar em consideração as despesas que ela gera, os custos gerais da empresa e o lucro que se deseja obter no final.


Controle de Lucro


O controle de lucro entra em ação quando a empresa já tem um bom resultado financeiro e precisa mantê-lo, então aqui o planejamento financeiro deve ser adaptado para que isso se torne um padrão.


Como ter uma boa administração financeira?


Para ter uma boa administração financeira é importante que a empresa selecione um profissional especializado para ser responsável por esse setor. Dentro disso, é interessante permitir certa autonomia ao profissional de administração financeira para que eles tomem as melhores decisões com base nas metas indicadas.


Benefícios de uma administração financeira eficiente


Estes benefícios surgem conforme a administração financeira se volta para uma metodologia que permita minimizar os erros e desperdícios, como é o exemplo do six sigma, tornando-se um pilar na gestão estratégica da organização.


Como inovar na administração financeira?


Com a inovação aberta é possível acompanhar as tendências da administração financeira enquanto elas se formam, investindo para garantir projetos e ideias com bom potencial. Podemos observar que a administração financeira vai muito além de conferir o caixa, e pode ser pensada como um método para a solidificação de qualquer negócio, grande ou pequeno.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page